sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DINACHARYA KAPHA

    A rotina diária e dieta ayurvédica ajudam o paciente à:

    1) Entender como nutrir sua natureza interna;

    2) Desenvolver um estado natural de saúde;

    3) Se tornar completo, holístico;

    4) Aumentar a sensação de bem-estar através da regularidade;

    5) Prover benefícios duradouros.


 

    Conselho aos doshas para começar esta nova etapa:

    Kapha – Tenha persistência e continue empenhado na mudança de hábitos, pelo menos até a próxima semana.

    Programa para equilibrar Kapha:

    As pessoas de natureza Kapha (é formado e tem os atributos da água e terra) tende a ter um metabolismo mais lento com tendência ao anabolismo (construção os tecidos, ou ganho de     peso). Este programa diminui os efeitos Kapha que estão em excesso, trazendo-o de volta ao equilíbrio. Estas práticas em geral têm um efeito aquecedor e estimulante no sistema     digestivo. Kapha precisa de estimulação e aquecimento em seu sistema digestivo vagaroso.

    Rotina Regular

    Mesmo as pessoas de natureza Kapha se beneficiam seguindo uma rotina regular. Por causa da parte Vata (composto e tem os atributos do ar e éter) da nossa natureza, que é tão     sensível e mutável, se não tivermos o controle destas mudanças podemos desenvolver sintomas como ansiedade, stress, nervosismo, que são efeitos Vata. E isso pode sim, ocorrer     com pessoas de natureza Kapha.

    O sistema nervoso simpático uma vez estimulado precisa ser "desligado", portanto se estamos hiper-estimulados, precisamos, diminuir o rítimo e isso pode ser feito com sucesso     através de uma rotina regular de atividades. Por exemplo, devemos dormir e acordar sempre no mesmo horário. É preciso também ser específico e regular quanto aos aspectos de     dieta, descanso e funcionamento do intestino, ou seja, eliminação das excreções. Tudo isso também deve acontecer no mesmo horário todos os dias.

    PARA FAZER TODOS OS DIAS

  • Água morna de manhã: começar o dia com um copo de água morna, ou melhor, ainda, água morna, com gotas de limão e mel. Esta prática estimula o peristaltismo, contrações musculares no cólon, que esvaziam o intestino. Além de ajudar na desintoxicação do organismo. Kapha deve ter regularidade nesta prática, pois, tem um sistema digestivo vagaroso. Espere pelo menos 20 minutos para se alimentar.


     

  • Limpeza da língua: todos os dias ao acordar devemos tomar banho, escovar os dentes e limpar a língua, com um raspador de língua, ou uma colher.


 

  • Almoço a principal refeição: Devemos fazer a refeição mais pesada e substancial ao meio-dia, ou entre 11 e 14 h, porque o fogo digestivo está em seu pico de potência neste horário. A refeição da noite deve ser mais leve, com intervalo de pelo menos duas horas entre a ultima refeição e a hora de dormir.


 

  • Erva-doce depois das refeições: chupar semente de erva-doce (mais ou menos 1 de colher de chá) depois do almoço e jantar ajudará muito no equilíbrio de agni (capacidade digestiva), mantenha as sementes na boca durante alguns minutos e depois engula.


 

  • Manter-se aquecido: a natureza de Kapha é fria, portanto Kapha deve se manter aquecido. Parece um pouco simplista, mas Kapha não se dá muito bem com nada frio. Principalmente bebidas geladas, sorvetes, e atividade física feita ao ar livre em dias muito frios.


 

     NUTRIÇÃO DO SER

  • Rotina da água morna: Para fazer uma purificação geral e diminuir as qualidades frias de Kapha, beber água morna durante todo o dia é muito benéfico. Aqueça água e coloque em uma garrafa térmica e carregue com você, tome dois a três goles de água, de meia em meia hora, isso ajuda a fazer uma desintoxicação suave no organismo, além de aquece-lo


 

  • Estimulantes: estimulação para Kapha ao contrário de Pitta e Vata é uma boa opção, pois, Kapha é mais vagaroso e estagnado por natureza. Portanto o efeito ruim da cafeína é menor em Kapha e muitas vezes pode até ser benéfico para que Kapha saia da inércia. Mas devem ser usados estimulantes como café e chá preto ocasionalmente.


 

  • Estimulação: Apesar de precisarem da quietude para pacificar a mente e equilibrar as emoções e o organismo, Kapha também precisa de estimulação, pois, tem características muito estáveis e inertes da terra. A natureza interna de Kapha é calma e pacifica. Paz é bom, mas estagnação não. Portanto devemos estimular as energias Vata e Pitta em Kapha, porque uma vez iniciado um projeto com comprometimento e prazer, Kapha tem força para ir mais longe do que os outros dois doshas. Mas ele precisa ser estimulado para não ficar parado, estagnado e desperdiçando essa força, que é só dele.


 

  • Quietude: Kapha também se beneficia muito fazendo práticas regulares de relaxamento, contemplação e meditação. Estas práticas ajudam a acalmar os nervos simpáticos da hiper-estimulação em que vivemos nos dias de hoje. A prática regular do silêncio e meditação ajuda a diminuir a estimulação do sistema nervoso simpático e aumentar a resposta do sistema nervoso parassimpático, permitindo assim que o corpo se nutra e se cure. Para Kapha ter quietude perante as coisas que ainda irão acontecer, ou em relação ao futuro, irá trazer saúde mental e emocional.


 

  • Descanso: o descanso freqüente e rápido nos torna aptos a fazer mais coisas, com mais força e com níveis mais elevados de histamina após o descanso. Se descansássemos algumas vezes ao dia, aumentaríamos nossa clareza mental e diminuiríamos a ansiedade. Kapha geralmente sabe bem como fazer estas pausas e descansar durante o dia, só tem que tomar cuidado para não descansar demais, estas pausas devem ser rápidas.


 

  • Dormir cedo: O horário de deitar deve ser as 22 h, com isso a pessoa acorda no outro dia entre 5 e 6 da manhã renovada, refeita e com disposição suficiente para o dia todo. Isso é muito importante para todos os doshas, pois, todos precisam de descanso.


 

  • Exercício: O exercício para Kapha é essencial. O segredo é achar um exercício de que ele goste. Os melhores são os aeróbicos, para estimular e movimentar a natureza estável de Kapha.


 

  • Prática de Yoga – posturas (asanas) de yoga são especialmente benéficas para Pitta. Estes exercícios irão ajudar a restabelecer a coordenação do corpo e da mente e são geralmente apropriados para os três doshas.


 

  • Saudação ao Sol – a seqüência de posturas de yoga chamada saudação ao sol é excelente para iniciar o dia. Se feitas com suavidade, e sem tensão, serão benéficas a todas as pessoas, trazendo flexibilidade e força a todo o corpo. Comece com seis séries de saudação ao sol por dia e aumente conforme sinta que está progredindo na prática. Kapha lembrer-se de que você precisa se exercitar.


 

  • Aplicação diária de óleo de gergelim: Antes de ir para cama é bom olear o corpo todo, ou somente pés, mãos e abdômen, com óleo de gergelim morno. Depois da oleaçâo, tome um banho morno, esta prática é altamente eficaz para equilibrar os doshas e proporcionar um sono tranqüilo e reparador.


 

EXERCICIOS PARA MANTER A SAÚDE E O BEM-ESTAR


 

  • Meditação – a prática diária de meditação ajuda a trazer paz e contentamento à vida. É uma desintoxicação da mente.


 

  • Sem raiva e sem preocupação – Kapha é menos propenso a raiva, tristeza e ansiedade, mas mesmo assim muitas vezes se depara com elas. Todos nós precisamos evitar situações que causem raiva e preocupação. Por exemplo, se o trabalho lhe causa tristeza e raiva, o melhor seria encontrar outro trabalho. Se há preocupação constante com as finanças, diminuir as despesas seria uma boa opção para reduzir o stress. Raiva, tristeza e preocupação criam desequilíbrios no corpo e irão agravar qualquer condição.


 

  • Perdão – a fisiologia do perdão é mais poderosa do que qualquer remédio. Não há nada melhor a fazer do que perdoar alguém de quem sentimos raiva ou tristeza, mesmo que achemos que essa pessoa mereça punição. A fisiologia do ressentimento cria doença. Curar significa perdoar, e perdão significa cura. Perdoar nem sempre é fácil, mas é necessário para gerar bem-estar.


 

  • Evitar atividades tarde da noite – devemos ter consciência de que o início da noite é o momento em que devemos diminuir o ritmo de nossas atividades e nos preparar para dormir e descansar, cessando qualquer atividade excitante ou stressante.


 

  • Descansar durante o período menstrual (mulheres) – de acordo com ayurveda descansar no primeiro e segundo dia da menstruação é muito importante para as mulheres de um modo geral. Se um descanso total não é possível, procure descansar o máximo que puder durante estes dois primeiros dias, dentro das suas possibilidades. Faça o que puder, mas lembre-se de descansar.

6 comentários:

  1. Maravilhoso amei tudo o q eu precisava saber

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu estava fazendo tudo ao contrário. E como nosso organismo é sábio e inteligente, está me comunicando horrores. kkkk.
    Grata pelas dicas e informações.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosos ensinamentos gratidão por compartilhar conosco estou iniciando e me descobri kapha, me ajudaste muito. Grato!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as informações. Sou kapha e também estou procurando viver de acordo com o meu dosha. Obrigada

    ResponderExcluir